Dicas de estudo
Do ano passado para cá, eu mudei completamente. Algumas amigas minhas chegam a se emocionar! Hahaha. Definitivamente, eu não sou a mesma que era no primeiro e no segundo ano. Já ouviram aquela frase "Não importa o que a vida faz com você, importa o que você faz com o que a vida de fez."?. Então hoje, eu resolvi dar as dicas da Isadora não de anos atrás, mas da que dobrou as notas do boletim e que tem hoje prazer em estudar. Vamos lá?
Bom, a primeira coisa é saber que você é humano. No começo todo mundo se martiriza ao extremo, quase chora com um sete (só que não haha). Você não tem limites, e pode tudo aquilo que quer. Eu me concentrava muito numa frase que é "Determina algo em teu coração, e serão prósperos os teus caminhos." (Bíblia). E lá também fala "Esforça-te e verás.". A vida é completamente no pain, no gain. Depois que você entende isso, para de se auto enganar e vê realmente resultados. E não quer parar mais.
A coisa que mais da certo é ter uma rotina de estudos. Isso todo mundo está careca de saber, só falta aplicar e parar de querer caminhos mais rápidos. Vou compartilhar a minha, e vocês verão o que é melhor e se encaixa.
1. Rotina de estudos
Ainda em casa: Tudo começa as 6:00 horas da manhã, na minha cama quentinha e confortável haha. Na hora de levantar, você precisa realmente acordar e se alimentar muito bem, faz toda diferença. Café e banho são duas coisas que ajudam muito!
Na escola: Eu sei que tem dias que nós pensamos "ai só hoje..." e literalmente voamos. Tanto que vamos parar lá no Japão. Isso é a pior coisa! Temos que pensar já que eu estou aqui, vou me doar completamente para isso, esse momento é da aula. E sugar tudo que o professor pode te oferecer naqueles minutos, literalmente aprender.
Eu comecei a pouco tempo a levar folhas brancas de fichario ao invés de caderno. Então, chegando em casa não tem desculpa. Sou obrigada a passar a matéria a limpo, e, consequentemente, revisar e aprender.
Uma coisa HIPER importante é: não volte para casa com duvidas. Ignore a timidez, vergonha, não pense no que seus colegas vão pensar, afinal, eles não vão estar respondendo as perguntas do vestibular para você, ou pagando suas contas. Você é totalmente responsável pelo seu futuro com o que faz hoje.
Voltando para casa: Tenho um horário, 14:30 eu paro tudo para estudar. Então, as 14:00 eu começo a limpar a mesa, por somente os livros da matéria que vai ser estudada ali em cima (evita ansiedade), ponho o celular no modo avião, coloco um cheirinho gostoso. Então eu começo a colocar as matérias a limpo, e, por exemplo, se for matématica não copio a resolução das contas, só as contas, então eu faço novamente. Esses minutinhos fazem milagres.
Com trabalhos da escola a regra é a seguinte: faça hoje para ficar de folga amanhã. E com certeza muito mais preparada, sem gaguejar ou vontade de chorar (quem nunca).
2. Dicas
Ambiente: um ambiente ideal é limpo, arejado, sem distrações (leia: celular), bem iluminado e sem barulho. Ele não é sua cama, nem o chão. É bom que seja sempre o mesmo lugar, investir numa escrivaninha é muito bom. Faça seu cantinho de estudos. O meu é bem simples, no canto do quarto, com post-it me lembrando das coisas e algumas frases motivacionais (ninguém é de ferro), um penal aberto, uma vela aromatica e um copão de água. E vai se enchendo de matéria pelas paredes hahaha.
Água: é muito importante. Mas ninguém lembra. Eu fiz uma tatica: comprei uma garrafa de água da voss (R$ 10) que é uma água de "gente muito fina" como disse meu professor de física e um copo muito bonitinho na uati com canudo. Eu sempre tenho um dos dois por perto e automaticamente sempre sempre sempre tomo água.
Música: as vezes eu tenho problemas com concentração, então, músicas calmas me ajudam muito. Aqui tem um playlist muito boa. E eu costumo ouvir, é Andre Valadão.
Post-it: não tem como viver mais sem hahaha.
Comemore cada pequena coquista: como eu já disse, você não é de ferro. Se dê metas e chegando lá se de um presente: um dia de folga, um livro, uma roupa nova, horas de seriado...
Agenda: caso você tenha dificuldade de se organizar anote tudo que terá de fazer todo dia e bote um "ok''. Só quem faz isso sabe o prazer de escrever um pequenino "ok".
Tudo na vida é dedicação, então, procure exemplos, coisas que dê foco e ajudem a não parar. Um dia faz sempre toda a diferença. E nunca olhe para quem não faz nada, foque em quem faz mais do que você. Quem olha para trás sempre cai, eu sei que a frase é piegas mas é a pura verdade. E ah, nunca se acomode. Hahaha, é muita coisa a ser dita! Espero fazer mais post sobre isso e realmente ajudar de alguma forma. E bom, fiquem calmos,que com o tempo vamos nos aprendendo e vendo o que funciona para nós. Para vinalizar: algo, repitido 30 vezes vira um habito.
Beijos, e até logo!
Isadora Fortunato